Prefeitura Municipal de Mineiros - 14/11/2019
PREFEITURA DE MINEIROS INTENSIFICA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, VOLTADA PARA SAÚDE DO HOMEM

Meta é prevenir e orientar população masculina a respeito do câncer de próstata. Atividades estão sendo realizadas em todas as UBS de Mineiros. Dia D será domingo (17/11), a partir das 14h, na Rua São Sebastião, ao lado do Campo do Capoeira, bairro Divino Espírito Santo

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens vai desenvolver câncer de próstata durante a vida. Nacionalmente, a doença ainda é a segunda maior causa de morte neste segmento. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos.

Com o objetivo de prevenir a doença e orientar os homens, a prefeitura de Mineiros realiza, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB), a campanha Novembro Azul.

A campanha está sendo realizada durante o mês do novembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mineiros. O Dia D será no domingo (24/11), a partir das 14h, na Rua São Sebastião, ao lado do Campo do Capoeira, bairro Divino Espírito Santo.

A programação inclui: atualização do cartão de vacina, testes rápidos de IMC, DSTs, orientações sobre alimentação saudável, violência doméstica, doenças crônicas, tabagismo, disfunção erétil, depressão, alcoolismo, andropausa, infarto, saúde bucal, avaliação, segurança e prevenção de acidentes de trabalho e de trânsito, consulta médica, corte de cabelo e barba, labirinto de informações e prática de atividades físicas.

As ações promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, além de prevenir doenças.

A secretária de Saúde, Rosângela Rezende, diz que o objetivo da campanha é, justamente, fazer com que o homem se cuide e se previna. “Ainda existem muitos tabus, principalmente sobre o câncer de próstata, e o Novembro Azul vem pra mostrar a importância de se cuidar para evitar esses e outros problemas”, conclui.

Riscos

O risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina, o de próstata é considerado altamente tratável, se detectado de forma precoce.

“Ao contrário do que muita gente pensa, durante o Novembro Azul não é realizada somente a prevenção do câncer da próstata. O objetivo é maior: incentivar que os homens a procurar com maior frequência as unidades de saúde da família para participar dos programas e realizar todos os tipos de exames preventivos”, destaca o secretário de Governo e Comunicação, Aleomar Rezende.