Prefeitura Municipal de Mineiros - 13/04/2018
PREFEITO CELEBRA OBRAS DA SUBESTAÇÃO MINEIROS DA ANEL DISTRIBUIÇÃO, QUE AMPLIARÁ FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA MINEIROS E REGIÃO

Luta empreendida por Agenor Rezende desde 2013 agora se torna realidade. Trata-se do empreendimento de maior impacto para a economia local.   Obras começaram há três semanas, com previsão de que sejam concluídas em seis meses. Mineiros cria condições para experimentar novo salto no crescimento, com atração de investimentos industriais, ampliação e implantação de novos projetos agropecuários, tendo forte desdobramento social por meio de novos empregos e mais renda

Uma luta empreendida pelo prefeito Agenor Rezende desde 2013 agora se torna realidade. As obras da Subestação Mineiros da Anel Distribuição Goiás, nova denominação da Celg D, estão em andamento há três semanas com previsão de que sejam concluídas em seis meses. Ele comemora a execução do empreendimento, que amplia oferta de energia elétrica para o município e região, resultado de inúmeras negociações e iniciativas que caminham para resultar em conquista histórica.

“Trata-se da obra de maior impacto para a economia de Mineiros”, afirma o prefeito Agenor Rezende. A subestação, com tensão de 138 kV, foi planejada para realizar o suprimento da crescente demanda por energia elétrica da região, por meio de um transformador 138/13,8 kV-33 MVA, com seis alimentadores (redes de distribuição).

Com o empreendimento, o prefeito destaca que Mineiros poderá experimentar um novo salto no seu crescimento, com a atração de investimentos industriais, ampliação e implantação de novos projetos agropecuários,tendoforte desdobramento social, com novos empregos e mais renda.

Para que a obra se tornasse realidade, o prefeito Agenor Rezende, ainda em 2013, enviou projeto de lei à Câmara Municipal que autorizava o Poder Executivo Municipal a doar à então Celg Distribuição S/A (Celg D), concessionária de energia elétrica do Estado de Goiás, imóvel de propriedade do município de Mineiros. Trata-se da área pública denominada A.P.M. 02, localizada no loteamento Residencial Santa Maria, com 18.905,94m2.

Na sequência, todos os procedimentos legais foram adotados para viabilizar a obra, como Plano de Controle Ambiental, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Licença de Instalação concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Semarh) e Uso do Solo.

A Anel Distribuidora Goiás tem investido cerca de R$ 13 milhões para melhorar o fornecimento de energia para Mineiros. A localização foi escolhida estrategicamente devido à proximidade do centro de carga (residências e comércio), uma vez que, quanto menor a distância, maior a qualidade no fornecimento de energia. Levou-se em conta, também, a proximidade com a linha de 138 kV já existente, que alimentará a subestação. O Estudo de Impacto de Vizinhança abrangeu 146 moradores, com 93,84% de aprovação.

Autor: SECOM