Prefeitura Municipal de Mineiros - 17/02/2018
SECRETARIA DE SAÚDE FAZ UM ALERTA SOBRE O RISCO DE CONTRAIR CONJUNTIVITE

A prefeitura de Mineiros, através da Secretaria de Saúde vem alertar a população sobre a conjuntivite. O alerta se dá devido a ocorrência de surtos em outros Estados brasileiros, em alguns municípios do estado de Goiás, e também pela estação do ano em que nos encontramos. A doença ocorre em qualquer época do ano, no entanto sua incidência é mais frequente no verão. Essa disseminação é favorecida pelo calor e umidade e pode desencadear surtos e epidemias.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Pode ter várias causas: alergias, traumas, irritação química (exemplo protetores solares que com o suor irritam os olhos) e infecções por vírus, bactérias ou fungos.

A conjuntivite viral apresenta uma secreção esbranquiçada nos olhos, os sintomas têm tendência a progredir por volta do 3º - 4º dia do início e em aproximadamente 15 dias ocorre à evolução para a cura. Por sua vez, a conjuntivite bacteriana apresenta secreção amarelada, com tratamento adequado o quadro clínico regride em torno de 3 a 5 dias.

A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções oculares de pessoas infectadas e pela forma indireta, na qual o contágio ocorre por meio de objetos, superfícies e instrumentos contaminados (equipamentos oftalmológicos, toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos, etc.).

Assim a Secretaria de Saúde alerta a população que fique atento aos sintomas da doença, a qualquer sinal procurar o médico para o diagnóstico correto e para evitar a contaminação de outras pessoas, as seguintes medidas de prevenção devem ser seguidas:

• Evitar frequentar locais com aglomerações, como escolas, creches e locais de trabalho, piscinas de academias ou clubes;

• Lavar com frequência o rosto e as mãos;

• Evitar coçar os olhos;

• Aumentar a frequência da troca de toalhas do banheiro ou usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

• Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto estiver com a doença;

• Não compartilhar esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou de qualquer outro produto de beleza.

Enf.ª Esp. Rosibel A. Soares Domingos
Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica