Prefeitura Municipal de Mineiros - 17/02/2018
SECRETARIA DE SAÚDE FAZ UM ALERTA SOBRE O RISCO DE CONTRAIR CONJUNTIVITE
Publicado por: Valdeir

LOADING IMAGES

A prefeitura de Mineiros, através da Secretaria de Saúde vem alertar a população sobre a conjuntivite. O alerta se dá devido a ocorrência de surtos em outros Estados brasileiros, em alguns municípios do estado de Goiás, e também pela estação do ano em que nos encontramos. A doença ocorre em qualquer época do ano, no entanto sua incidência é mais frequente no verão. Essa disseminação é favorecida pelo calor e umidade e pode desencadear surtos e epidemias.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Pode ter várias causas: alergias, traumas, irritação química (exemplo protetores solares que com o suor irritam os olhos) e infecções por vírus, bactérias ou fungos.

A conjuntivite viral apresenta uma secreção esbranquiçada nos olhos, os sintomas têm tendência a progredir por volta do 3º - 4º dia do início e em aproximadamente 15 dias ocorre à evolução para a cura. Por sua vez, a conjuntivite bacteriana apresenta secreção amarelada, com tratamento adequado o quadro clínico regride em torno de 3 a 5 dias.

A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções oculares de pessoas infectadas e pela forma indireta, na qual o contágio ocorre por meio de objetos, superfícies e instrumentos contaminados (equipamentos oftalmológicos, toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos, etc.).

Assim a Secretaria de Saúde alerta a população que fique atento aos sintomas da doença, a qualquer sinal procurar o médico para o diagnóstico correto e para evitar a contaminação de outras pessoas, as seguintes medidas de prevenção devem ser seguidas:

• Evitar frequentar locais com aglomerações, como escolas, creches e locais de trabalho, piscinas de academias ou clubes;

• Lavar com frequência o rosto e as mãos;

• Evitar coçar os olhos;

• Aumentar a frequência da troca de toalhas do banheiro ou usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

• Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto estiver com a doença;

• Não compartilhar esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou de qualquer outro produto de beleza.

Enf.ª Esp. Rosibel A. Soares Domingos 
Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica 
Coordenadora do Programa Municipal de Imunização

Prefeitura de Mineiros - mais progresso, novas conquistas
Autor: Valdeir Rodrigues