Prefeitura Municipal de Mineiros - 05/02/2018
PROJETO ATIVAMENTE JANEIRO BRANCO "QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA!" FOI REALIZADO COM SUCESSO

O primeiro mês do ano é carregado de simbolismos, circunstâncias e características culturais peculiares. Assim, pode ajudar muitas pessoas a olharem para suas próprias condições psíquicas e existenciais, suas disposições para a vida e para novos projetos. Janeiro representa com a possibilidade de fazermos uma profunda auto análise das nossas vidas, dos caminhos que já percorremos e dos rumos que queremos tomar.

A Campanha Janeiro Branco faz do mês de janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas.

Olhar para si mesmo, conversar consigo mesmo: É um hábito fundamental para a Saúde Mental de qualquer indivíduo. A campanha visa mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) Saúde Mental é o estado de bem estar no qual um indivíduo desempenha suas habilidades, pode lidar com as inquietudes comuns da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir à sua comunidade. Portanto, faz-se necessária a promoção da Saúde Mental por meio de ações que possibilitem às pessoas adquirir e manter estilos de vida saudáveis.

A Prefeitura de Mineiros através da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dona Florinda, promoveu nos dias 22 à 31 de janeiro, diferentes ações em comemoração ao Janeiro Branco.

Quem cuida da saúde da comunidade também precisa de cuidados. Destaca-se a “Oficina de Dança Circular”, com as equipes e profissionais de saúde, visando à reflexão subjetiva sobre os próprios sentimentos e pensamentos, como também seus projetos de vida.

Também foram realizadas exposições “Quem Cuida da Mente, Cuida da vida”, na sala de espera das Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de levar informações sobre Saúde Mental e Emocional às pessoas, sempre em uma perspectiva positiva, propositiva e proativa.

No último dia 31/01, foi realizada uma mobilização social na Praça José Pereira dos Santos em comemoração ao Janeiro Branco, com a participação dos profissionais e comunidade. Para promover saúde mental também é importante ter em nossas vidas momentos de cultura, lazer, atividade física, divertimento, auto cuidado, reflexão, dança e música. E é isso que foi oferecido neste dia para a população: momentos de reflexão sobre a saúde emocional, dança circular, atividade física orientada, auriculoterapia, abraço grátis, um picnic com música ao vivo e muita alegria.

Prefeitura de Mineiros - mais progresso, novas conquistas