Secretaria Municipal de Saúde - 09/11/2017
Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Mineiros através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu a Campanha Novembro Azul do Ministério da Saúde. O programa prevê ações de saúde e educativas de prevenção ao câncer de próstata, que incide de maneira perigosa, normalmente, em homens com idade acima dos 50 anos.

O objetivo é levar esclarecimento ao público masculino, em todas as regiões da cidade. As equipes de Estratégia de Saúde da Família estarão totalmente envolvidas e vão promover palestras, consultas médicas e coleta de sangue para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), além de aferição de pressão arterial, vacinação, exames de glicemia, testes rápidos, saúde bucal, programa de controle de tabagismo, entre outros.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte de homens. O diagnóstico precoce favorece o tratamento podendo inclusive, evitar o agravamento da doença. Segundo o Ministério da Saúde, entre o ano 2005 a 2015, 61 homens morreram em Mineiros, vítimas do câncer de próstata, motivo pelo qual, a Secretária de Saúde Rosângela Rezende Amorim, alerta para a importância da prevenção e a oportunidade concedida para aproximar o homem dos serviços de saúde oferecidos. “Os homens devem aproveitar as oportunidades oferecidas. Isso poderá prevenir problemas graves de saúde proporcionando mais qualidade de vida”, diz.

Programação da Agenda Azul – Novembro

Dia 11/11 - 07h30m - Saúde na Estrada no Posto 7 milhas com Café da Manhã, aferição da pressão arterial, Glicemia capilar, testes rápidos, orientação médica, odontológica e de enfermagem sob a coordenação da UBS Erminio Parralego.

Dia 14/11 – 07h30m – UBS Raul Brandão de Castro - Atendimento exclusivo para homens durante todo o dia, roda de conversa sobre os cuidados com a próstata, hábitos saudáveis e combate ao tabagismo, além de aferição da pressão arterial, Glicemia capilar, testes rápidos, orientação médica, odontológica e de enfermagem.

Dia 18/11 – 07h30m – No trevo dos Bambus – Atendimento aos caminhoneiros e demais homens que estiverem no local, com aferição da pressão arterial, Glicemia capilar, testes rápidos, orientação médica, odontológica e de enfermagem, sob a coordenação da UBS Oswaldo José de Souza.

Dia 21/11 – 07h30m – Dia “D” Atendimento exclusivo para homens na UBS Oswaldo José de Souza sob a direção da enfermeira Jorja Eliana.

Dia 21/11 – 07h30m – Atendimento aos homens nos centros de recuperação para dependentes de álcool e drogas com todos os serviços prestados nas demais datas.

Dia 27/11 – 07h30m – UBS Oswaldo José de Souza, com aferição da pressão arterial, Glicemia capilar, testes rápidos, orientação médica, odontológica e de enfermagem com jornada de trabalho estendida, o atendimento será até as 22h.

Prefeitura de Mineiros – Mais progresso, novas conquistas.